Criando mapas mentais com a extensão Markmap

Mind maps (mapas mentais) são diagramas utilizados por profissionais nas mais diversas áreas, tendo por objetivo organizar em níveis hierárquicos os diferentes tópicos de um assunto/tema de estudo. Constituem uma excelente forma para organizar ideias e pontos de uma discussão, sendo um artefato de simples leitura e fácil assimilação.

Existem inúmeros serviços online que facilitam em muito a elaboração de mapas mentais, com muitas destas soluções contando com planos pagos que disponibilizam diferentes funcionalidades.

Mas e se precisarmos criar mapas mentais sem custos, utilizando uma ferramenta que também não traga maiores complicações para nós que somos profissionais de TI? E melhor, contando até com a possibilidade de versionar nossos diagramas a partir de um simples repositório de código… Existe alguma alternativa que atenda a esses requisitos?

Uma resposta a esses questionamentos está na extensão Markmap, um plugin para a geração de mapas mentais a partir do Visual Studio Code e que trabalha com arquivos no formato Markdown (uma opção muito popular para os mais variados tipos de documentação técnica):

Na listagem a seguir está o código (em Markdown) que utilizarei como base neste exemplo:

# Nuvem

## Cloud Native

- Kubernetes
- Helm
- [**KEDA**](https://keda.sh)
- Dapr
- OpenTelemetry
- Jaeger

## Azure

- Azure Kubernetes Service
- Azure Container Apps
- Azure Container Instances
- Azure App Service

Ao abrir um arquivo .md com a extensão Markmap previamente instalada aparecerá a opção Open as markup, como indicado na próxima imagem:

Uma visualização com um mind map aparecerá, com alterações no código do arquivo .md refletindo em atualizações no diagrama. É possível inclusive controlar o zoom do diagrama, bem como exportá-lo para um arquivo HTML:

Clique nesta imagem para visualizar com uma melhor resolução

Podemos até mesmo incluir links nos itens de nossos mapas mentais, apontando para referências e sites úteis no entendimento do mesmo:

O resultado deste diagrama pode ser exportado para um arquivo HTML como já mencionado, mantendo-se com isto o mesmo padrão com a qual visualizamos seu conteúdo no VS Code:

Na próxima imagem podemos observar o arquivo HTML gerado como resultado da exportação, com o mesmo sendo visualizado a partir de um browser (o Mozilla Firefox neste caso) e o com o link incluso no mesmo redirecionando para o portal do projeto KEDA (Kubernetes Event-driven Autoscaling):

Clique nesta imagem para visualizar com uma melhor resolução

--

--

Renato Groffe
Renato Groffe

Written by Renato Groffe

Microsoft Most Valuable Professional (MVP), Multi-Plataform Technical Audience Contributor (MTAC), Software Engineer, Technical Writer and Speaker

Responses (1)