Dicas de Visual Studio Code: diagramas para Kubernetes e abrindo arquivos no browser | pt 10
Este artigo é a décima parte da série que estou produzindo com dicas e truques no uso do Visual Studio Code. Nos próximos links foram referenciados posts anteriores, ficando o convite para você acessar estes conteúdos ou até revê-los:
Dicas de Visual Studio Code: criando diagramas de arquitetura | pt9
Dicas de Visual Studio Code: testes de carga e geração de senhas fortes | pt8
Dicas de Visual Studio Code: To-do list e comparação de arquivos | pt7
Dicas de Visual Studio Code: Git Graph e acessando repositórios Git no browser | pt6
Dicas de Visual Studio Code: integração com Git via Terminal e Kubernetes Templates | pt5
Dicas de Visual Studio Code: testes de APIs REST e integração com Azure DevOps | pt4
Dicas de Visual Studio Code: extensões para MongoDB e Git | pt3
Dicas de Visual Studio Code: extensões para Redis e geração de arquivos .gitignore | pt2
Dicas de Visual Studio Code: extensão para Kubernetes | pt 1
E aproveito este post para um convite…
Segunda 21/02 às 21:00 — horário de Brasília — teremos mais um evento online e gratuito no canal Canal .NET.
Desta vez uma live em que você ficará por dentro de diversas dicas e truques extremamente úteis no dia a dia com Kubernetes, ferramentas auxiliares, integração com serviços em nuvem (incluindo o suporte ao AKS - Azure Kubernetes Service) e até mesmo extensões do Visual Studio Code que podem simplificar o seu trabalho!
Para participar faça sua inscrição no link a seguir, a transmissão acontecerá via YouTube:
Abrindo arquivos no browser padrão
Ao implementarmos soluções Web com o Visual Studio Code é mais do que comum que em algum momento manipulemos arquivos HTML, além de que certamente precisaremos visualizar o conteúdo dos mesmos a partir de um browser. Também poderemos nos deparar com arquivos HTML em outros cenários, como na execução de testes automatizados que ofereçam a possibilidade de exportação dos resultados neste formato.
Visualizar estes conteúdos costuma envolver a abertura de uma janela do browser de nossa preferência, bem como alguma opção para selecionar o arquivo a ser exibido. E se pudéssemos simplificar tal procedimento, acionando uma função que possibilite a abertura de um arquivo HTML (ou mesmo outro tipo de conteúdo) a partir do Visual Studio Code?
A extensão Open in Default Browser constitui uma excelente resposta para esse tipo de necessidade:
Nos exemplos a seguir fiz uso de um arquivo HTML gerado pela ferramenta de testes de carga k6, com a abertura do mesmo no Mozilla Firefox (o browser default em minha máquina de trabalho). Podemos perfeitamente utilizar outros navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge, bastando que o browser em questão tenha sido configurado como padrão.
Podemos clicar com o botão direito do mouse sobre um arquivo no Explorer do Visual Studio Code, selecionando então a opção Open in Default Browser no menu de contexto:
Ou efetuar um processo similar clicando com o botão direito do mouse sobre o conteúdo de um arquivo HTML, selecionando no menu de contexto uma opção também chamada Open in Default Browser:
Criando diagramas de arquitetura envolvendo o uso do Kubernetes
Em um artigo anterior desta série (parte 9 - com uma representação detalhando um hipotético projeto empregando tecnologias do Microsoft Azure) abordei a criação de diagramas de arquitetura com a extensão Draw.io Integration, uma alternativa para uso do a partir do próprio Visual Studio Code:
Recomendo que você acesse a parte 9 para mais detalhes sobre a extensão Draw.io Integration.
Neste novo post demonstrarei como podemos também utilizar a extensão Draw.io Integration na modelagem de diagramas de arquitetura envolvendo o uso do Kubernetes. Para habilitar os ícones representando estruturas desta tecnologia de orquestração acionar a opção More Shapes…:
Selecionar então no painel Shapes a opção Kubernetes e confirmar esta escolha (Apply):
Uma seção chamada Kubernetes aparecerá com diversos ícones disponíveis:
Temos como alguns exemplos de representações disponíveis uma figura para Pods:
E outra para o mecanismo conhecido como HPA (HorizontalPodAutoscaler):
Podemos obviamente combinar tais representações com figuras/ícones de outras plataformas/tecnologias, como no exemplo a seguir descrevendo a escalabilidade no Kubernetes de uma tecnologia que faz uso do Azure Event Hubs (solução para processamento de eventos em tempo real na nuvem Microsoft) e do projeto KEDA (Kubernetes Event-driven Autoscaling):
Há a possibilidade de exportar esta representação para formatos como .png ou .svg, bastando para isso acessar File > Export no menu existente dentro da janela contendo o diagrama. A imagem a seguir foi gerada a partir da exportação para o formato .png: