Visual Studio 2019: RTM ou Preview, qual versão utilizar?
Na última semana (mais precisamente terça-feira, dia 02/04/2019) aconteceu o lançamento oficial do Visual Studio 2019, com a disponibilização no mesmo dia da versão RTM desta IDE. Este anúncio inclui a esperada Community Edition, a qual muitos Desenvolvedores costumam instalar gratuitamente em seus computadores para fins de estudo.
Assim como ocorreu em outras ocasiões, a Microsoft realizou mais uma vez um evento online e ao vivo com diversos especialistas de seus times de produto detalhando as novidades. A gravação deste evento pode inclusive ser assistida gratuitamente no YouTube:
E como é de conhecimento de muitos, o .NET Core está em Preview (atualmente na versão 3.0 - início de Abril/2019). O C# 8.0 por sua vez se encontra em Beta, com funcionalidades já disponíveis para testes.
Diante disso, invariavelmente surgirão questionamentos como: posso utilizar o .NET Core 3.0 e o C# 8.0 no Visual Studio 2019 RTM?
A resposta a esta pergunta, para espanto de muitos, é NÃO! A imagem a seguir mostra que na criação de aplicações ASP.NET Core com o Visual Studio 2019 RTM não aparece como opção a versão 3.0 (mesmo com o .NET Core 3.0 devidamente instalado):
A tentativa de abertura de um projeto .NET Core 3.0 que faça uso do C# 8.0 (neste exemplo empregando o recurso chamado de Property Patterns) também apresentará problemas:
Como então se valer do Visual Studio 2019 para a realização de testes com as novidades que estão por vir no .NET Core e na linguagem C#?
Instalando a versão Preview do Visual Studio 2019. Pode parecer estranho, mas existe ainda um release deste tipo disponível para testes e com suporte às novidades do .NET Core 3.0 + C# 8.0.
A própria página que traz as instalações de Previews do .NET Core 3.0 menciona isto:
Um Preview do Visual Studio 2019 pode ser obtido através do seguinte link (estou utilizando para testes o Preview 5.0):
https://visualstudio.microsoft.com/vs/preview/
E as versões RTM e Preview do Visual Studio 2019 podem conviver lado a lado e sem maiores problemas, como indicado na imagem a seguir (com ambas aparecendo como instaladas a partir do Visual Studio Installer):
O mesmo projeto que utiliza o C# 8.0 não apresentará mais problemas com a versão Preview da IDE:
Além disso, o ASP.NET Core 3.0 aparecerá como opção disponível para a criação de projetos: