Visual Studio 2019 - Dica Rápida: gerenciando recursos do Azure via Cloud Explorer

Renato Groffe
4 min readAug 11, 2019

--

Desenvolvedores .NET têm no Visual Studio uma ferramenta fundamental na implementação de suas aplicações, com esta IDE oferecendo produtividade e trazendo um grande de número de alternativas que em muito simplificam o processo de construção de novos projetos.

Uma destas opções pode ser extremamente útil para o desenvolvimento de soluções baseadas no Microsoft Azure: trata-se do Cloud Explorer, um recurso presente nas versões 2017 e 2019 do Visual Studio. Tal funcionalidade permite a visualização dos diferentes recursos vinculados a uma conta do Azure, além da possibilidade de executar algumas ações de acordo com o tipo de elemento considerado.

E como o assunto deste post é o Microsoft Azure, deixo aqui um convite para um treinamento…

O Azure na Prática surgiu de necessidades observadas por mim (Renato Groffe) e 2 amigos (os palestrantes e Microsoft MVPs Ericson da Fonseca e Milton Camara Gomes) ao longo de diversos eventos em que os mesmos participaram nos últimos anos.

Constatamos nestes encontros técnicos dúvidas recorrentes sobre qual a melhor maneira de uma empresa migrar para a nuvem, quais serviços utilizar, além de como conduzir este processo de mudança sem custos abusivos e maximizando a produtividade das equipes de TI.

Diante de tudo isso, surgiu a ideia de compartilharmos nossas experiências através de um curso totalmente diferente dos hoje existentes no mercado. Um treinamento com foco totalmente prático e enfatizando os principais recursos do Microsoft Azure, tornando o aprendizado muito mais fácil e dinâmico.

A primeira turma será ao longo do dia 21/09/2019 (um sábado) em São Paulo capital, enfatizando o desenvolvimento de aplicações Web com o Azure. Ficou interessado(a)?

Acesse o link a seguir para obter 20% de desconto e outras informações sobre o treinamento:

http://bit.ly/anp-blog-groffe

Para utilizar o Cloud Explorer será necessário no Visual Studio 2019 acessar o menu View > Cloud Explorer:

Na imagem a seguir é possível observar o Cloud Explorer:

Para exibir os diferentes recursos vinculados a uma conta do Microsoft Azure será necessário efetuar o login com a mesma no Visual Studio:

Com o login realizado aparecerão selecionadas as diferentes subscriptions vinculadas a uma conta. Concluir então este procedimento de configuração acionando o botão Apply:

Os recursos de uma subscription serão exibidos seguindo agrupamentos por tipos de recurso:

Podemos ainda organizar tais elementos com base em Resource Groups do Azure:

Embora não apresente todas as opções disponibilizadas pelo Portal do Azure, ainda assim o Cloud Explorer conta com outras funcionalidades bastante úteis como:

  • Acessar um recurso no Portal do Azure, com o carregamento do mesmo a partir do browser configurado default;
  • No caso de um App Service (recurso criado via publicação de uma Web App, imagem Docker por meio do Azure Web App for Containers ou Azure Function) estão disponíveis funções como debugging, start/stop, visualização de propriedades e carregamento da aplicação via browser.

--

--

Renato Groffe
Renato Groffe

Written by Renato Groffe

Microsoft Most Valuable Professional (MVP), Multi-Plataform Technical Audience Contributor (MTAC), Software Engineer, Technical Writer and Speaker

No responses yet