Visual Studio 2019 + Debugging: pesquisando o conteúdo de objetos de maneira rápida e eficiente
Diversos melhoramentos envolvendo o debugging de aplicações integram o Visual Studio 2019. Uma destas novidades é a possibilidade de realizar pesquisas a partir do conteúdo de um objeto nas janelas Watch, Autos e Locals.
Trata-se de uma melhoria bastante bem vinda, sobretudo se considerarmos o trabalho muitas vezes ingrato de localizar um valor específico em uma instância com uma estrutura mais extensa/complexa ou, até mesmo, a partir de uma coleção contendo diversos objetos.
Com esta nova funcionalidade é possível encontrar tanto um valor associado a um membro de um objeto (geralmente uma propriedade), quanto localizar um elemento (campo, propriedade) a partir de seu nome/identificação.
No exemplo a seguir observamos a sequência 099 sendo encontrada como parte do valor associado à propriedade CodProduto, esta última parte integrante de uma instância pertencente a uma coleção de objetos:
Uma busca por Teste1 trará uma propriedade de mesmo nome vinculada a uma instância (pesquisas subsequentes mantendo este valor podem ser realizadas com a seta que aponta para a direita):