Postman: gerando sem complicações dados fake para o teste de APIs REST

Renato Groffe
3 min readJul 4, 2022

--

A geração de dados fake para o teste de aplicações costuma ser um processo pautado pelo improviso, com a digitação de nomes, valores e outros atributos dependendo quase sempre do uso da imaginação do profissional responsável por tarefas deste tipo. Não é raro que até termos impróprios sejam empregados, gerando eventuais constrangimentos quando da visualização de tais informações por outras pessoas.

Esta necessidade também estará certamente presente durante o desenvolvimento de APIs REST. E para a sorte de muitos Desenvolvedores Back-End que utilizam o Postman, esta popular ferramenta conta com meios que simplificam este processo de geração de dados fake.

Isto acontece através das dynamic variables, variáveis com conteúdo gerado randomicamente a partir do projeto Faker e útil em simulações que necessitem de dados de pessoas, empresas, produtos… Nas imagens a seguir temos alguns exemplos de variáveis envolvendo nomes e empresas:

No exemplo apresentado na animação a seguir fiz uso das variáveis $randomFirstName, $randomLastName e $randomCompanyName, simulando o envio de dados de uma pessoa (nome, sobrenome e empresa ao qual a mesma está vinculada):

Clique nesta imagem para visualizar com uma melhor resolução

A string JSON que serviu de base para a geração das requisições está na listagem seguinte:

A aplicação que recebeu requisições do tipo POST genéricas no endpoint http://localhost:5000/monitor foi criada com .NET 6 + ASP.NET Core, exibindo o conteúdo em questão no console. Este projeto foi disponibilizado no GitHub:

https://github.com/renatogroffe/ASPNETCore6-MinimalAPIs_HttpPostMonitor

Deixo ainda aqui um segundo exemplo, que já está inclusive no GitHub (uma API REST criada com .NET 6 + ASP.NET Core):

https://github.com/renatogroffe/ASPNETCore6-REST_API-FluentValidation_CadastroPessoas

Criei uma requisição POST para testar em uma Collection com a mesma string JSON (utilizada anteriormente com o primeiro exemplo) no Body:

Uma checagem também foi definida em Tests, como forma de garantir que as requisições enviadas tenham como retorno o status 200 OK:

Um repositório com o código dessa Collection também está disponível no GitHub:

https://github.com/renatogroffe/Postman-FakeData_APIPessoas

Executei esta Collection com o utilitário de linha de comando Newman, empregando para isto a seguinte instrução:

newman run FakeData.postman_collection.json -n 7

O resultado deste teste pode ser observado na animação a seguir:

Clique nesta imagem para visualizar com uma melhor resolução

--

--

Renato Groffe
Renato Groffe

Written by Renato Groffe

Microsoft Most Valuable Professional (MVP), Multi-Plataform Technical Audience Contributor (MTAC), Software Engineer, Technical Writer and Speaker

No responses yet