Polly: aplicações .NET resilientes e um melhor tratamento de falhas | MVPConf Latam 2020
Entre os dias 10 e 12 de Dezembro/2020 (quinta a sábado) aconteceu o MVPConf Latam 2020, o maior evento técnico brasileiro de experts Microsoft.
Em sua terceira edição e organizado pela comunidade de MVPs Microsoft no Brasil desta vez no formato online, o MVPConf teve novamente caráter beneficente (o valor arrecadado foi repassado a 7 instituições de caridade de diferentes pontos do Brasil) e contou com mais de 3 mil pessoas inscritas de todo o país.
Na sexta (11/12/2020) palestrei na trilha Desenvolvimento de Software com meus amigos Thiago Bertuzzi (Microsoft MVP) e Milton Câmara (Microsoft MVP, MTAC), em uma talk cobrindo a utilização da biblioteca Polly na implementação de aplicações .NET mais resilientes e contando com um melhor tratamento de falhas.
Ao longo da apresentação demonstramos na prática o uso de Polly em projetos baseados no .NET 5, ASP.NET Core e Xamarin. Abordamos também conceitos de Chaos Engineering, combinando a utilização de Polly com a biblioteca Simmy.
A palestra contou com um público de 50 pessoas, que acompanhou a mesma através de uma sala do Microsoft Teams:
Os slides utilizados durante a apresentação foram disponibilizados no SlideShare:
Criei também um repositório no GitHub com os exemplos que utilizei na apresentação:
.NET 5 + ASP.NET Core + Polly + Simmy | MVPConf 2020
No post a seguir trago mais detalhes sobre o uso de Polly com .NET 5:
.NET 5 + Polly: melhorando o tratamento de falhas em exemplos práticos
A biblioteca Polly foi inclusive tema de uma live do Canal .NET (clique neste link para assistir no YouTube), em que diversos cenários e patterns de tratamento de falhas foram abordados: