Orquestração de Processos Serverless com Azure Durable Functions | MVPConf Latam 2020
Entre os dias 10 e 12 de Dezembro/2020 (quinta a sábado) aconteceu o MVPConf Latam 2020, o maior evento técnico brasileiro de experts Microsoft.
Em sua terceira edição e organizado pela comunidade de MVPs Microsoft no Brasil desta vez no formato online, o MVPConf teve novamente caráter beneficente (o valor arrecadado foi repassado a 7 instituições de caridade de diferentes pontos do Brasil) e contou com mais de 3 mil pessoas inscritas de todo o país.
No sábado (12/12/2020) palestrei na trilha Desenvolvimento de Software com meus amigos Ewerton Rodrigues Jordão (Microsoft MVP) e Robson Rocha de Araújo (Microsoft MVP), em uma talk cobrindo a orquestração de processos serverless utilizando Azure Durable Functions, .NET, Python e programação assíncrona.
Ao longo da apresentação também fizemos uso de tecnologias como MongoDB, Azure Storage, Azure Logic Apps e Slack, além de efetuar a integração com uma API gratuita para testes disponibilizada pela NASA (Agência Espacial Norte-Americana).
A palestra contou com um público de 15 pessoas, que acompanhou a mesma através de uma sala do Microsoft Teams:
Os slides utilizados durante a apresentação foram disponibilizados no SlideShare:
Disponibilizei os exemplos que demonstrei no GitHub:
O projeto apresentado pelo Robson Rocha de Araújo em Python também está no GitHub:
https://github.com/Robson-Rocha/Durable-Functions-Timer-Demo-Python
Nos links a seguir estão outros conteúdos gratuitos (artigos, vídeos, projetos de exemplo) para interessados em aprofundar os estudos sobre Azure Functions:
.NET Core + Serverless: melhorando a experiência de Desenvolvimento com Azure Functions 3.x | pt 1
.NET Core + Serverless: melhorando a experiência de Desenvolvimento com Azure Functions 3.x | pt 2
E deixo aqui também diversas gravações de lives do Canal .NET no YouTube, em que a utilização conjunta de .NET Core com Azure Functions foi abordada em profundidade: