Novidades do Visual Studio 2022: dependências entre breakpoints
Durante o debugging de aplicações podemos nos deparar com a necessidade de verificar uma sequência de instruções apenas se o fluxo de execução atingir um ponto específico e que em muitas ocasiões antecede tal bloco de código. E como conseguiríamos tirar proveito de uma função assim no desenvolvimento de aplicações .NET?
A boa notícia neste post é que essa capacidade foi disponibilizada no Visual Studio 2022, recebendo o nome de Dependent Breakpoint: trata-se de uma funcionalidade que permite que um breakpoint seja acionado somente se outro ponto de parada do qual depende for atingido.
Para incluir um novo breakpoint que apresente uma dependência em relação a outro podemos acessar o menu de contexto, selecionando entãoa opção Insert Dependent Breakpoint:
Este processo foi demonstrado na animação a seguir:
Ou até mesmo reconfigurar um breakpoint normal por meio da opção Only enable when breakpoint is hit:
Neste caso é possível tanto alterar o breakpoint clicando sobre o mesmo com o botão direito do mouse e acionando a opção Conditions…:
Ou através da opção Settings… na janela Breakpoints:
Na próxima animação podemos observar o debugging atingindo um Dependent Breakpoint (logo após a passagem pelo breakpoint ao qual o mesmo foi vinculado):
E um segundo exemplo em que não ocorreu a passagem pelo Dependent Breakpoint, já que o trecho com o breakpoint do qual este depende sequer foi atingido:
Outras novidades do Visual Studio 2022 foram também abordadas nos seguintes artigos:
Novidades do Visual Studio 2022: breakpoints temporários
Novidades do Visual Studio 2022: listando arquivos já abertos em Vertical Tabs
E concluo este artigo com um convite…
Segunda 30/05 às 21:00 — horário de Brasília — teremos mais um evento online e gratuito no canal Canal .NET.
Esta live trará novas dicas, truques e alternativas úteis para o desenvolvimento Back-End e de APIs REST com .NET 6, C#, ASP.NET Core e Azure Functions. Ao longo da apresentação será coberto o uso de diferentes frameworks, serviços na nuvem, mensageria e boas práticas de forma a facilitar e tornar mais dinâmica a implementação de soluções baseadas na plataforma .NET no seu dia a dia.
Teremos também algumas novidades do .NET 7 e C# 11!
Para participar faça sua inscrição no link a seguir, a transmissão acontecerá via YouTube: