Novidades do .NET 7: suporte à manipulação de arquivos no formato Tar
Outra das novidades trazidas pelo .NET 7 está na possibilidade de manipulação de arquivos .tar, através de recursos definidos no namespace System.Formats.Tar. O formato .tar é costumeiramente empregado no mundo Linux como meio para agrupar arquivos e diretórios num único arquivo, podendo inclusive empregar soluções como gzip na compressão de conteúdos.
Neste novo artigo abordarei a utilização da classe TarFile, que permite gerar rapidamente arquivos .tar tomando como base um diretório pré-existente.
Descrevi inclusive esta capacidade (e várias outras) em uma live recente do Canal .NET, cujo conteúdo pode ser assistido gratuitamente no YouTube:
A listagem a seguir exemplifica isso. O método estático CreateFromDirectory do tipo TarFile (linha 13) foi usado para agrupar o conteúdo de um diretório, no qual constam ícones de serviços do Microsoft Azure que fazem parte do segmento de Data Platform:
Diretório com os ícones:
Ao executar essa aplicação no Visual Studio Code teremos como resultado:
Podemos extrair os conteúdos do arquivo gerado com o comando tar -xvf:
Este exemplo foi disponibilizado no GitHub:
https://github.com/renatogroffe/DotNet7-ConsoleApp-TarFile
Caso achem útil esta solução, peço por favor um ⭐️ no repositório apoiando. Fica também o convite para que vocês me sigam lá no GitHub!