.NET 7 + ASP.NET Core: versionamento de APIs REST em um exemplo simples

Renato Groffe
2 min readDec 16, 2022

Neste post trago um novo exemplo de versionamento de APIs REST em ASP.NET, desta vez implementado em .NET 7 e utilizando mais uma vez o projeto ASP.NET API Versioning. Já abordei inclusive esse tema em outro artigo deste blog, através de um exemplo construído com o .NET 6:

Dica ASP.NET Core: versionando APIs REST sem grandes complicações

O print no início desta publicação mostra um dos principais benefícios trazidos pelo projeto ASP.NET API Versioning, que está justamente na fácil integração com Swagger/OpenApi. Essa solução também facilita um melhor aproveitamento de código, evitando que uma nova versão de API REST se resuma simplesmente a duplicar toda a implementação de um Controller e suas estruturas associadas.

O código para este exemplo foi disponibilizado no GitHub:

https://github.com/renatogroffe/ASPNETCore7-REST_API-Swagger-Versioning-Dockerfile_ContagemAcessos

Caso achem útil esta solução, peço por favor um ⭐️ no repositório apoiando. Fica também o convite para que vocês me sigam lá no GitHub!

Já descrevi este mesmo exemplo em detalhes num vídeo para o Canal .NET:

E finalizo este post com um convite…

Fornecendo um modelo simples e com um mínimo de esforço de implementação, o desenvolvimento de aplicações baseadas em Minimal APIs com o ASPNET Core tem crescido a cada dia.

Acompanhe neste evento ONLINE e GRATUITO do Canal .NET dicas, truques, possibilidades de implementação e novidades envolvedo o uso de Minimal APIs.

Quando: 09/01/2022 (segunda) a partir das 21:00 — horário de Brasília

Faça sua inscrição em:
https://bit.ly/live-minimal-apis-aspnetcore-2ed

--

--

Renato Groffe

Microsoft Most Valuable Professional (MVP), Multi-Plataform Technical Audience Contributor (MTAC), Software Engineer, Technical Writer and Speaker