.NET 5 Preview 1: visão geral e primeiros passos
A Microsoft disponibilizou ao público nesta última segunda-feira (16/03/2020) o Preview 1 do .NET 5. Para aqueles que ainda não estavam cientes, trata-se da versão que sucederá o .NET Core 3.1.
Maiores detalhes podem ser encontrados no anúncio oficial:
Mas na prática qual o impacto disto entre os Desenvolvedores .NET?
Conforme já divulgado anteriormente pela própria Microsoft, com o .NET 5 toda a plataforma .NET será unificada através do uso de um conjunto de bibliotecas denominado BCL (Base Class Libraries). Com isto estarão incluídos no .NET 5 o suporte a ASP.NET Core, Entity Framework Core, WinForms, WPF, Xamarin e ML.NET.
Caso deseje instalar o .NET 5 acesse o link a seguir:
https://dotnet.microsoft.com/download/dotnet-core/5.0
Aparecerão então as diferentes versões do SDK e do runtime do .NET 5 disponíveis:
Para os testes descritos neste artigo foi utilizado o SDK do .NET 5 Preview 1. Logo após a instalação do mesmo em Windows executei a seguinte instrução via PowerShell:
dotnet --version
Com o retorno indicando que este procedimento teve sucesso:
Ao executar a instrução dotnet new serão listados os seguintes templates (até o momento sem novidades em relação ao .NET Core 3.1):
Supondo agora que tenhamos o costume de utilizar com frequência instruções via linha de comando (a partir do Bash ou PowerShell), como podemos fazer com que o utilitário dotnet trabalhe ainda com versões anteriores a este Preview que foi instalado?
A resposta a este questionamento passa pela criação de um arquivo global.json no diretório a partir do qual executaremos acionaremos o utilitário dotnet. O artigo a seguir demonstra como realizar este ajuste:
.NET Core: definindo a versão do SDK utilizada pelo comando dotnet new
No próximo exemplo constatamos tal ajuste de configuração para o diretório D:\DotNetCore 3.1\:
E quanto ao suporte do Visual Studio 2019 ao .NET 5 Preview? Atualizei em minha máquina a IDE para a versão Version 16.6.0 Preview 1.0 e ao criar um projeto MVC uma das opções era ASP.NET Core 5.0:
A execução do projeto a partir do Visual Studio 2019 se deu de forma normal:
Criei ainda uma API REST via linha de comando com a instrução:
dotnet new webapi -n APIDotNet5
Do ponto de vista estrutural não encontrei diferenças em relação ao .NET Core 3.1, conforme é possível notar nos arquivos que compõem o projeto gerado:
Na listagem a seguir temos o arquivo .csproj criado (já contemplando o uso do .NET 5):
A classe Startup para este projeto do tipo Web API:
E finalmente o tipo WeatherForecastController.cs:
A execução deste segundo exemplo por meio do Visual Studio Code também ocorreu sem problemas:
E finalizo este post com um convite…
Caso você precise conhecer mais sobre o Microsoft Azure como um todo, não deixe de aproveitar o desconto de 15% para inscrições na segunda turma online do treinamento Azure na Prática que acontecerá dia 18/04/2020 (um sábado). Aproveite para ficar por dentro de inúmeros serviços e possibilidades oferecidas pelo Azure e, o melhor, no conforto de sua casa ou ambiente de trabalho! Acesse o link a seguir para informações e efetuar sua inscrição: