Kubernetes: dicas e truques na orquestração de containers - Parte 3

Renato Groffe
3 min readJan 13, 2020

--

Neste terceiro artigo dou continuidade à série com dicas e truques envolvendo a orquestração de containers com Kubernetes.

A seguir estão os links dos 2 primeiros posts que publiquei, caso ainda não tenha consultado os mesmos ou deseje revê-los:

Kubernetes: dicas e truques na orquestração de containers - Parte 1

Kubernetes: dicas e truques na orquestração de containers - Parte 2

Escalando uma aplicação via linha de comando

Através do comando kubectl scale podemos escalar uma aplicação via linha de comando, indicando para isto o nome do objeto Deployment associado à mesma e com o parâmetro --replicas especificando o número esperado de Pods.

A seguir está um exemplo de instrução que irá escalar uma aplicação para 100 Pods:

kubectl scale deployment contagem-dotnetcore3-deployment --replicas=100

Ao executar tal comando em um objeto Deployment com 5 réplicas definidas inicialmente teremos como resultado:

Em poucos segundos a aplicação foi escalada para 100 Pods

Criando Secrets via arquivos YAML

Na parte 2 desta série demonstrei como criar Secrets para proteger informações e itens de configuração utilizando o comando kubectl create secret e o parâmetro --from-literal.

Desta vez o objetivo será demonstrar outra possibilidade na criação de segredos, fazendo uso para isto de um arquivo YAML como o indicado na listagem a seguir:

  • Em kind está definido o valor Secret;
  • A propriedade name de metadata contém o nome/identificação do Secret (teste-groffe-yaml neste caso);
  • Em data podem ser declaradas diferentes chaves (aqui apenas VlTesteAmbiente) e valores (convertidos em strings base 64).

Em que a string base 64:

VGVzdGUgY3JpYW5kbyB1bSBTZWNyZXQgdmlhIGFycXVpdm8gWUFNTA==

Corresponde ao valor:

Teste criando um Secret via arquivo YAML

Para criar o Secret será utilizado o comando kubectl apply, com o atributo -f acompanhado do nome do arquivo definindo o Secret e suas chaves/valores.

A execução do comando:

kubectl apply -f .\teste-groffe-secret.yaml

Seguida de:

kubectl describe secret teste-groffe-yaml

Trará como resultado:

O arquivo YAML que contém as configurações do objeto Deployment irá referenciar o Secret teste-groffe-yaml da seguinte maneira:

  • Em valueFrom teremos a seção secretKeyRef;
  • Em name indicar o nome do Secret (teste-groffe-yaml), ao passo que key irá aponta para a chave VlTesteAmbiente.

Ao criar o objeto Deployment com estas configurações e acessar uma API REST cujo item de configuração TesteAmbiente esteja associado à chave VlTesteAmbiente do Secret teremos como resultado (a propriedade variavel retornou o valor correspondente a VlTesteAmbiente):

E concluo este post com um convite…

Caso você precise conhecer mais sobre o Microsoft Azure como um todo, não deixe de aproveitar o preço promocional de lançamento da primeira turma online do treinamento Azure na Prática que acontecerá dia 15/02/2020 (também um sábado). Aproveite para conhecer mais sobre dezenas de serviços e possibilidades oferecidas pelo Azure e, o melhor, no conforto de sua casa ou ambiente de trabalho! Acesse o link a seguir para informações e efetuar sua inscrição: http://bit.ly/anp-online-blog-groffe

--

--

Renato Groffe
Renato Groffe

Written by Renato Groffe

Microsoft Most Valuable Professional (MVP), Multi-Plataform Technical Audience Contributor (MTAC), Software Engineer, Technical Writer and Speaker