Dicas de Visual Studio Code: extensões para Redis e geração de arquivos .gitignore | pt2
Este artigo é o segundo da série com dicas e truques envolvendo o uso do Visual Studio Code. Desta vez apresentarei 2 extensões gratuitas úteis aos mais variados tipos de projetos:
- Redis Xplorer, para simplificar o acesso e a manipulação de valores a partir de uma instância do Redis;
- gitignore, que possibilita a geração de arquivos .gitignore a fim de desconsiderar durante a gravação de alterações em um repositório Git arquivos temporários, resultados de build e outros itens desnecessários.
Para aqueles que ainda não acessaram ou pretendem rever, segue link do primeiro artigo desta série:
Dicas de Visual Studio Code: extensão para Kubernetes | pt 1
E aproveito este espaço para um convite…
No dia 28/04/2021 (quarta) às 21:00 — horário de Brasília — teremos mais um evento online e gratuito no Canal .NET.
Nesta live será demonstrado como podemos construir testes de integração sem grandes adversidades, automatizando ainda a execução destes em processos de CI/CD com Azure DevOps e GitHub Actions. Ao longo da apresentação está previsto o uso de tecnologias como .NET, xUnit, Visual Studio 2019, Apache Kafka, MongoDB, Kubernetes e serviços do Microsoft Azure.
Para participar faça sua inscrição no link a seguir, a transmissão acontecerá via YouTube:
Redis Xplorer
Na imagem a seguir podemos observar a extensão Redis Xplorer já instalada no Visual Studio Code:
O acesso às funcionalidades do Redis XPlorer acontecerá através da seção EXPLORER do Visual Studio Code:
- Em Number of items to scan/stream on each request podemos definir quantos itens/chaves serão retornados ao se conectar a uma instância do Redis (o default é 200);
- Podemos adicionar uma nova conexão acionando o botão +, seja uma instância local ou situada em um serviço de nuvem como o Azure Cache for Redis;
- Além de acessar o conteúdo de uma chave, é possível ainda efetuar alterações na mesma como indicado na imagem a seguir (em paralelo demonstrei o resultado de várias ações conectado à instância do Redis no terminal do VS Code).
gitignore
Na próxima imagem temos a extensão gitignore já ativada no VS Code:
Para criarmos um arquivo .gitignore com este complemento será necessário:
- Ir até a paleta de comandos no Visual Studio Code (View > Command Palette; também acessível por meio da tecla F1 ou da combinação Ctrl + Shift + P);
- Selecionar então a opção Add gitignore, escolhendo na sequência o template da linguagem/plataforma/tecnologia associada a um repositório de código (utilizei no exemplo a seguir o template para Visual Studio/.NET).