Dicas de Visual Studio Code: extensões para MongoDB e Git | pt3
Este artigo é o terceiro da série cobrindo dicas e truques na utilização do Visual Studio Code. Desta vez trago mais 2 extensões gratuitas úteis aos mais diversos tipos de projetos:
- MongoDB for VS Code, possibilitando um rápido acesso e manipulação de coleções e documentos do MongoDB;
- GitLens, que expande as capacidades envolvendo o uso de Git e análise de mudanças no código no VS Code.
Para aqueles que ainda não acompanharam ou desejem rever, seguem os links dos 2 artigos anteriores desta série:
Dicas de Visual Studio Code: extensão para Kubernetes | pt 1
Dicas de Visual Studio Code: extensões para Redis e geração de arquivos .gitignore | pt2
E aproveito este espaço para um convite…
No dia 07/06/2021 (segunda) às 21:00 — horário de Brasília — teremos mais um evento online e gratuito no Canal .NET.
Nesta live será demonstrada a implementação de testes automatizados de APIs REST com Postman + Newman, incluindo o suporte oferecido pelo Azure DevOps e GitHub Actions. Ao longo da live será coberto ainda o uso de tecnologias como .NET 5, ASP.NET Core, Visual Studio 2019, npm, JavaScript, Kubernetes e serviços do Microsoft Azure.
Para participar faça sua inscrição no link a seguir, a transmissão acontecerá via YouTube:
MongoDB for VS Code
Disponibilizada gratuitamente pelo próprio time do MongoDB, a extensão MongoDB for VS Code permite uma rápida navegação por bancos de dados, coleções e documentos em instâncias deste popular NoSQL (seja localmente, num ambiente on premise ou mesmo na nuvem):
Outras capacidades úteis são a edição de documentos, uma visualização do schema e dos indíces de uma coleção, além de um assistente para a execução de consultas.
Na imagem a seguir podemos observar a navegação até um documento, com isto acontecendo a partir de uma instância do MongoDB no Azure (criada através do Azure Cosmos DB):
GitLens
Com recursos para detalhar visualmente modificações em uma linha de código, comparações entre versões e visualizações detalhando diferentes aspectos de um repositório, o GitLens é uma extensão open source que estende as capacidades já nativas para uso do Git no Visual Studio Code:
Como é de conhecimento geral, o comando git blame exibe qual a última alteração e seu responsável em uma linha de código. O GitLens vai além disso, exibindo este tipo de detalhe como um frame ao se posicionar o mouse em um ponto de um arquivo e permitindo até mesmo comparar as diferentes entre uma revisão atual e aquela imediatamente anterior:
Podemos inclusive configurar para que funcionalidades específicas do GitLens sejam exibidas na barra lateral esquerda do Visual Studio Code, o que inclusive possibilita melhor exploração das diversas capacidades que essa extensão oferece. Acessar para isto a opção GitLens: Set Views Layout na Command Palette do VS Code (a outra possibilidade seria agrupar tudo dentro da funcionalidade Source Control):
Selecionando em seguida GitLens Layout:
Ao acessar o GitLens por meio da barra lateral esquerda do Visual Studio Code teremos acesso a visualizações como os commits de um projeto, o histórico de alterações em um arquivo que estejamos acessando e branches: