Dicas de Visual Studio Code: extensão para Kubernetes e execução via browser | pt 1
Este artigo inicia uma série com diversas dicas e truques envolvendo o uso do Visual Studio Code nos mais diferentes cenários, bem como a sua integração com diferentes tecnologias. Sempre que possível publicarei novos conteúdos dando prosseguimento a esta iniciativa, procurando assim fornecer orientações úteis a profissionais das áreas de Desenvolvimento, Infraestrutura, Data Platform e DevOps.
Para este primeiro post abordarei a utilização da extensão para Kubernetes disponibilizada pela Microsoft, bem como o Visual Studio Codespaces (solução que permite a rápida montagem e execução de um ambiente baseado no VS Code a partir de um browser).
E aproveito este espaço para um convite…
Tem interesse em aprender mais sobre desenvolvimento Serverless, criando aplicações multiplataforma escaláveis a um baixíssimo custo com Azure Functions e utilizando para a codificação sua tecnologia de preferência (.NET, Java, Node, Python, PowerShell, TypeScript)?
Aproveite então a oportunidade e participe de mais um minicurso ONLINE e GRATUITO desta vez sobre a implementação de soluções Serverless com Azure Functions, que será realizado pela comunidade Azure na Prática no dia 15/08/2020 (um sábado) das 09:00 às 11:30 — horário de Brasília!
Faça logo sua inscrição no link a seguir, não deixe de indicar o evento para amigos, amigas e colegas de trabalho, além de compartilhar nas redes sociais (teremos emissão de certificado para os participantes!):
Visual Studio Code Kubernetes Tools: extensão para acesso a um cluster Kubernetes
A extensão Visual Studio Code Kubernetes Tools permite a interação com um cluster Kubernetes (seja on-premise, Minikube ou em ambientes de nuvem como Azure, AWS ou Google), abstraindo visualmente algumas funcionalidades típicas de linha de comando e que seriam executadas através do utilitário kubectl:
Na imagem a seguir estão os objetos pertencentes a um namespace chamado teste-groffe, com destaque para o elemento contagem-deployment (um Deployment) e seus respectivos Pods:
Maiores detalhes sobre as possibilidades de uso desta extensão podem ser encontrados em uma gravação disponibilizada no YouTube de um evento gratuito recente do canal Coding Night:
Visual Studio Codespaces: todo o poder do VS Code agora no browser!
Em outra live recente (desta vez no Canal .NET) abordamos o uso do Visual Studio Codespaces, solução anteriormente conhecida como Visual Studio Online:
Tornando viável a utilização do Visual Studio Code a partir de um browser, o Visual Studio Codespaces possibilita a rápida montagem de um ambiente de desenvolvimento baseado em Linux e vinculado a um repositório Git. Ferramentas populares de linha de comando como npm, Docker CLI, kubectl e .NET Core já se encontram pré-instaladas, agilizando em muito a vida dos usuários que optarem pelo Codespaces. Diversos exemplos de utilização (incluindo o build de automatizado de uma aplicação) podem ser encontrados no vídeo disponibilizado nesta seção.