Dapper: exemplos em .NET Core 2.1 e ASP.NET Core 2.1

Renato Groffe
3 min readJul 9, 2018

--

Com ênfase na escrita de poucas linhas de código e velocidade no acesso a dados o Dapper é atualmente um dos Micro-ORMs mais populares em .NET.

Abordei inclusive o uso deste framework anteriormente em diversos artigos:

Dapper: exemplos de utilização em ASP.NET Core e .NET Full

Dapper: exemplos em .NET Core 2.0 e ASP.NET Core 2.0

Dapper: relacionamentos Um-para-Um e Um-para-Muitos (exemplos em ASP.NET Core)

Dapper + .NET Core 2.0: exemplos utilizando PostgreSQL e MySQL

Este novo post traz todos os exemplos que utilizei em artigos e palestras já convertidos para o .NET Core 2.1 e o ASP.NET Core 2.1. Os fontes foram disponibilizados no GitHub:

https://github.com/renatogroffe/Dapper-DotNetCore2.1

Ao acessar o repositório Dapper-DotNetCore2.1 você encontrará os seguintes projetos:

  • ExemploDapperContrib: API REST que faz uso do framework Dapper.Contrib, uma extensão do Dapper que facilita a implementação de operações de CRUD (inclusão, alteração, exclusão e leitura de registros);
  • ExemploInserts: Console Application que demonstra o uso de stored procedures com o Dapper;
  • ExemploJsonSqlServer: API REST que faz uso do suporte a JSON presente desde o SQL Server 2016;
  • ExemploOneToOne: API REST que demonstra a implementação de relacionamentos um-para-um com Dapper;
  • ExemploOneToMany: API REST em que se fez uso do Dapper e do package Slapper.AutoMapper para a implementação de relacionamentos um-para-muitos;
  • ExemploUpdateTransactions: Console Application que demonstra o uso de transações com Dapper;
  • ExemplosGerais: API REST com diversos exemplos de utilização do Dapper na consulta de dados (incluindo tabelas, views e stored procedures);
  • Scripts: contém os arquivos com scripts para criação das estruturas utilizadas pelos demais projetos.

Estes mesmos exemplos (ainda na versão 2.0 do .NET Core e do ASP.NET Core) foram descritos em um vídeo gratuito do canal Coding Night:

Importante destacar a compatibilidade do Dapper com o .NET Standard. Isto abre caminho para a implementação de bibliotecas que façam uso deste framework tanto com o .NET Core, quanto com o .NET Full (algo bastante útil em se tratando de migração de projetos legados para o .NET Core):

E para finalizar este post deixo aqui um convite.

Dia 11/07/2018 (quarta-feira) às 21h30 — horário de Brasília — teremos mais um hangout no Canal .NET. Nesta apresentação online que farei em conjunto com o MTAC Luiz Carlos Faria abordaremos a orquestração de containers Docker utilizando Kubernets e Docker Swarm, incluindo exemplos práticos com estas tecnologias. A transmissão acontecerá via YouTube em um link a ser disponibilizado em breve.

Para efetuar a sua inscrição acesse a página do evento no Facebook ou então o Meetup. A transmissão acontecerá via YouTube, em um link a ser divulgado em breve.

--

--

Renato Groffe
Renato Groffe

Written by Renato Groffe

Microsoft Most Valuable Professional (MVP), Multi-Plataform Technical Audience Contributor (MTAC), Software Engineer, Technical Writer and Speaker

No responses yet