Construindo Aplicações Web Escaláveis com Docker, Kubernetes e o Microsoft Azure - Azure Weekend 2019 - Araraquara-SP
No dia 09/02/2019 (sábado) aconteceu o Azure Weekend no Innovation Hub da Global Labs em Araraquara-SP. Esta foi uma iniciativa promovida pelas comunidades Campinas .NET, .NET SP, Azure Talks, DevOps Professionals e Open Source SP (das quais também sou um dos Coordenadores) em conjunto com amigos da região de Araraquara-SP.
Aproveito esse espaço para agradecer principalmente ao Danilo Clemente, ao Gabriel Faraday de Barros, ao Danilo Perez, ao Gustavo Pereira e ao André Mendes por todo o apoio para que conseguíssemos viabilizar este evento.
Novamente tivemos um grande número de participantes presentes (67 pessoas ao todo) e optamos por realizar 2 sessões de cada palestra previamente definida, com cada uma das mesmas acontecendo num espaço diferente.
Neste post trago os materiais e referências utilizados nas 2 apresentações que efetuei sobre Docker e Kubernetes (Construindo Aplicações Web escaláveis com Docker, Kubernetes e o Microsoft Azure), bem como o registro fotográfico das mesmas.
Os slides foram disponibilizados no SlideShare:
As demonstrações realizadas tomaram como base o seguinte projeto:
ASP.NET Core + Docker + Alpine Linux + Docker Hub + Kubernetes + AKS (Azure Kubernetes Service)
A implementação deste projeto, bem como a criação de objetos para deployment em um cluster Kubernetes foram abordadas por mim nos seguintes artigos:
ASP.NET Core + Azure + Kubernetes: orquestração de containers na nuvem - parte 1
ASP.NET Core + Azure + Kubernetes: orquestração de containers na nuvem - parte 2
ASP.NET Core 2.2 + Docker: visão geral e exemplos
Já demonstrei também o deployment de aplicações empregando containers Docker na nuvem no seguinte vídeo do Canal .NET, em que cobri a utilização do serviço conhecido como Azure Web App for Containers:
O uso do Kubernetes foi tema ainda de 2 eventos online gratuitos do Canal .NET, com a gravação dos mesmos estando disponível no YouTube e abordando desde os primeiros passos ao deployment automatizado via Azure DevOps (antigo VSTS):