ASP.NET Core: definindo a porta de execução via dotnet run
Ao testar Web Apps criadas com ASP.NET Core certamente utilizaremos o comando dotnet run em algum momento. Além da facilidade de execução de aplicações via de linha de comando (e das quais provavelmente dependeremos em outros projetos), temos ainda a emissão de mensagens de logs em um terminal facilitando o entendimento das interações realizadas.
E muito provavelmente encontraremos conflitos no uso de portas, com várias aplicações executando simultaneamente. Até o .NET 5 a execução de aplicações via dotnet run fará uso por default das portas 5000 e 5001. Uma alternativa simples e rápida para superar eventuais limitações deste comportamento está no parâmetro urls.
Podemos tanto executar este comando associando uma porta após o sinal de igual (=); neste primeiro exemplo a porta 7000:
dotnet run urls=http://localhost:7000
Ou ainda configurar os hosts + portas de execução em uma string, como indicado a seguir (com as portas 8000 e 8001, além do parâmetro --urls):
dotnet run --urls "http://localhost:8000;https://localhost:8001"
Na próxima imagem podemos observar uma mesma aplicação em execução, tendo utilizado as 2 variações do comando dotnet run aqui indicadas:
E aproveito esse espaço para um convite…
Dia 18/10 (segunda) às 21:00 — horário de Brasília — teremos mais um evento online e gratuito no canal Canal .NET.
Ao longo desta live eu (Renato Groffe) e o MVP André Secco apresentaremos as principais novidades que integram a versão 10 da linguagem C#, com exemplos de implementação que já utilizam o .NET 6 e ASP.NET Core.
Para participar faça sua inscrição no link a seguir, a transmissão acontecerá via YouTube: