2 Certificações Gratuitas em Documentação de Projetos: LFC 111 e LFC112
No primeiro semestre deste ano (2024) realizei 2 treinamentos/certificações gratuitos da Linux Foundation (clique nos links a seguir para abrir a página desses cursos):
- Open Source Technical Documentation Essentials LFC111
- Creating Effective Documentation for Developers LFC112
Comentei sobre essas 2 iniciativas em um vídeo que publicamos no Canal .NET, onde vocês poderão encontrar mais detalhes (clique neste link para acessar o YouTube):
Ao término de cada seção desses treinamentos são apresentadas questões (assim como em outras iniciativas da Linux Foundation), para escolha de uma ou mais alternativas corretas. O objetivo com isto é validar a assimilação dos conhecimentos. Vale destacar ainda que cada um dos cursos aqui indicados pode ser concluído rapidamente, em torno de 2 a 3 horas de estudos.
A conclusão de cada treinamento dá acesso a um certificado emitido pela Linux Foundation, além de um badge da Credly que pode ser compartilhado/vinculado ao perfil do LinkedIn.
Posts no meu LinkedIn:
Nas seções a seguir trago alguns detalhes sobre estes treinamentos. Recomendo ambas as iniciativas para profissionais que atuem em papéis como os de Arquiteto(a) de Software/Soluções e Desenvolvedor(a), assim como àqueles que estão em áreas como DevOps, Dados, Infra ou IA. Todos esses públicos poderão certamente se beneficiar das recomendações focadas em documentações técnicas que esses cursos trazem.
Open Source Technical Documentation Essentials LFC111
Alguns dos assuntos abordados no LFC111 englobam desenvolvimento de bibliotecas, REST APIs/OpenAPI Specification, criação de CLIs (Command-line Interfaces) e boas práticas na documentação destes artefatos.
Creating Effective Documentation for Developers LFC112
O treinamento LFC112 aborda o uso de soluções como Swagger e Redoc, documentação de códigos em .NET, JavaDoc e outras tecnologias voltadas à documentação de código, além de enfatizar boas práticas na elaboração de artefatos descrevendo os recursos de bibliotecas, APIs e até ferramentas de linha de comando.